12 dezembro 2017

Espírito e alma são a mesma coisa?

Eis um tema  totalmente divergente entre religiões, um tema paticamente intocável, tal é a incerteza que ele se mostra. Sem nenhuma condenação, porque ninguém sabe tudo e Deus não deu o poder de tudo saber ao homem.Vou falar resumidamente sobre o assunto, porém é assunto para vários  livros.


A Palavra de Deus nos ensina que nosso Deus se divide em três  pessoas, o que chamamos Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) e também nos ensina que nós somos feitos à imagem e semelhança de Deus, portanto, partindo desta verdade, é natural que nós também sejamos três: corpo físico, espírito e alma. Apenas com a diferença que as três pessoas de Deus são distintas, independentes uma da outra e nós somos três, porém dependentes um do outro. E aqui começa o problema, porque a Bíblia não distingue diferença clara entre espírito e alma nas suas linhas,  mas podemos deduzir em versículos infinitos se atentarmos para este ponto. Vejamos antes de tudo Gênesis na hora em que o Senhor Deus fez o homem.

Gênesis II - 7  - E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

Este primeiro versículo bíblico nos mostra claramente três coisas, uma delas é que Deus fez um corpo material, corpo físico. Depois o ato seguinte Ele soprou em suas narinas o fôlego da vida, foi neste momento que ele deu ao homem um espírito e o terceiro ato é o resultado das duas primeiras ações quando diz  que o homem foi feito alma vivente. Aí está a alma como resultado da junção corpo físico mais espírito.

Espírito é o que dá vida ao corpo físico, um corpo sem espírito é um corpo morto, por isto está escrito que ao morrermos o espírito volta para Deus que o  deu. Então ficaria uma pergunta: Como então Deus quer salvar nossa alma e não nosso espírito? Abrimos um parêntese e vamos explicar.

Para ser uma alma viva é preciso que o espírito habite um corpo, você  é uma alma viva, porém quando morrer o espirito sai do seu corpo e volta para Deus. Este espírito nada sabe, nada guardou e não pode agir por si mesmo, simplesmente volta para Deus. Então você sabe que os salvos herdarão um corpo incorruptível. Olha só a beleza da situação. O espírito dos salvos habitarão este novo corpo incorruptível dado por Deus e novamente aí temos uma alma viva que viverá eternamente. A alma é o resultado de corpo físico mais espírito e na eternidade esta alma será o resultado de corpo incorruptível mais espírito.

E o que ocorrerá com os não salvos?

Como está escrito, o corpo volta ao pó e o espírito volta para Deus que os deu Eclesiastes 12:7 mas tem um detalhe e este detalhe é  o dia do Senhor. No dia que Jesus voltar haverá o julgamento. Para este dia está escrito que os mortos ressuscitarão primeiro, isto é, sairão de suas sepulturas como almas vivas e para que sejam almas vivas receberão de volta seus espíritos. Ressuscitarão para serem julgados. Portanto, recuperam seus espíritos, passam a ser almas vivas novamente, porque precisam escutar da boca do Senhor a sua sentença de acusação, por não terem aceito Jesus como Salvador. 

Lembrando que os salvos não passarão pelo julgamento, foram comprados pelo sangue do Cordeiro derramado na cruz. Então, esta pequena elucidação, breve e sucinta clareia nossa compreensão sobre espírito e alma e também sobre a questão dos mortos ressuscitar primeiro, que até então não se conseguia entender como é que um monte de pó, ou ossos, sairão do túmulo, sendo que um corpo precisa de um espírito senão ele não se move, não tem vida?

Poderíamos mostrar aqui todos os livros da Bíblia onde encontraríamos menções sobre o assunto porém, eu me contento com esta orientação tão lúcida, tão esclarecedora dada já no primeiro livro da Bíblia, em Gênesis, a criação do homem.

Que a paz e sabedoria do Espírito Santo domine sobre vosso entendimento e que você se deixe usar por este Espírito do nosso Deus e compreenda  as verdades que o Senhor deixou na Palavra Dele.

Fique com a paz de Jesus.

Por Alda Inácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Todos os comentário deverão ser aprovados por mim e faço isso diariamente.
Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigado. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!