30 julho 2017

Cuidado com o gnosticismo nas igrejas atuais

Eu gosto de escrever numa linguagem acessível, que possa chegar ao conhecimento e compreensão de todos que passam por este espaço, então para falar do assunto de hoje vou iniciar explicando que gnosticismo vem da palavra grega Gnoskein que significa saber.

Uma das bases do pensamento perigosamente gnóstico é dizer que conhecendo a Bíblia, lendo a Bíblia e aprendendo a Bíblia, vamos chegar à Salvação. O saber anulando o sacrifício de Cristo. Este pensamente é contrário ao que o Evangelho prega e sabemos que somente pela aceitação de Jesus Cristo como Salvador é que podemos chegar à obter a Salvação. 

Outro pensamento gnóstico que devemos observar e não aceitar é a ideia de que a carne é má, é fraca é pecaminosa e os feitos da carne  não interferem no Espírito, sendo, que a alma pode ser cultivada enquanto usamos o corpo para o prazer infinito. 

Sobre este ponto Deus nos disse que o corpo (carne) é o templo do Espírito Santo, portanto devemos andar zelosamente na carne em comunhão com o Espírito. Crescemos espiritualmente e conseguimos dominar os ímpetos carnais para uma perfeita comunhão de corpo e alma. É saudável obter harmonia entre corpo e espírito.

Observe  um dos pontos altos do gnosticismo atual: buscar a paz do corpo, mente e espírito por meio de meditações, ou outras práticas Zen na tentativa de chegar aos segredos   da alma, libertando-nos do mal da matéria. O Senhor nos mostra que a oração é o meio de buscarmos alívio para o corpo, mente e alma.

Um dia eu ouvi da boca de uma esposa de pastor que ela tinha um conhecimento tal em forma de discernimento, que só dela olhar para uma pessoa ela sabia se esta pessoa era carnal ou espiritual. Cuidei que nesta afirmação tinha um fundo de gnosticismo. O Senhor nos diz que devemos cultivar o discernimento, porém, este é uma arma secreta para não nos deixarmos enganar por espíritos mundanos, não é um artifício de adivinhação para julgarmos o outro e tampouco para humilhar o outro mostrando nossa superioridade.

Hoje temos gnósticos  declarados nas igrejas, onde as promessas de prosperidade vem acalentar o povo para uma vida em abundância e o povo vai ali para buscar isto, pobre indivíduo que acredita nas palavras ditas por  qualquer pastor. Isto se chama pregação positiva, fidelizando você numa barganha com Deus, onde sua ida na igreja passa a ser para receber em troca a promessa de que sua vida financeira vai decolar. 

Fique a atento. Filtre o que você ouve na sua igreja, eu faço isto e não tenho problema com o que ouço. O Espírito de Deus em mim me deixa inquieta quando a pregação é tendenciosamente gnóstica  e mentirosa e isto me permite apagar do meu cérebro o que escutei. Eu preciso da minha mente livre para aprender a verdadeira mensagem de Deus. Eu preciso do Espírito Santo para intermediar meu aprendizado. Eu dou glória a Deus porque vem dele este aprendizado.

Deus abençoe com sabedoria e amor quem leu este texto.

Por Alda Inácio






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Todos os comentário deverão ser aprovados por mim e faço isso diariamente.
Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigado. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!