20 maio 2015

Aceitar Jesus e voltar a pecar Hebreus 6

Eis aí um texto desafiador e possivelmente tido como ponto de diferença dentro de doutrinas Cristãs e mesmo entre irmãos de uma mesma doutrina. Como é que você entende o texto de Hebreus 6 versículos 4 a 6 ?

Vamos fazer uma busca e tentar entender juntos? Então vamos ler primeiramente o texto: Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.

Este texto me foi argumentado dentro de uma mensagem aqui deste blog, ontem a noite e a pessoa em  questão não imagina o bem que me fez ao tocar neste texto quase que proibido nas pregações das igrejas.  Digo quase proibido porque ele suscita desespero na primeira leitura e muitos fecham a Bíblia para não relê-lo. 

Vamos a uma análise, a qual eu me dou a mão a palmatória, isto é, pode retrucar a vontade, mas creia, eu analisei e vou dar a minha interpretação buscada no Espírito Santo. Eu não falo por mim mesma. Então vamos voltar um pouquinho no mesmo livro de Hebreus capítulo 5 versículos 11 e 12, está escrito assim : Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir.Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.

Parece ofensivo dizer que precisamos de leitinho e já devíamos comer sólido, é para mim, é para você, é para todos nós que o apóstolo Paulo fala isto em Hebreus 5. Então deixemos nosso orgulho de lado e tentemos entender Hebreus 6.

Irmão, você acredita que Paulo falava de crentes salvos, escolhidos de Deus, verdadeiros, aqueles que habitarão os céus ao escrever o capítulo 6:4 a 6 de Hebreus? Se ele falava de crentes verdadeiros então a Salvação é um jogo de ping-pong, hoje temos, amanhã perdemos, é isto? Pois ali diz que aqueles que se fizeram participantes do Espírito Santo, provaram a boa Palavra de Deus.... depois caíram  e voltam e se arrependem, e quando erram perdem a comunhão, perdem a Salvação? Lendo o restante do capítulo vê-se que estes tais perdem a Salvação ao crucificar Cristo de novo. Meu irmão a salvação é única, é dada uma vez só, mas quando?  Onde recebemos a Salvação? Esta resposta complica a questão. Prossigamos na análise.
Esta pergunta sobre que momento recebemos o selo do Espírito Santo é outra discordância dentro das doutrinas evangélicas. Você concorda comigo que o  Espírito Santo não é ping-pong, vai e vem? As coisas de Deus são sérias. Então como resolver esta questão?

Algumas doutrinas dizem que se recebe o Espírito Santo na hora em que se aceita Jesus, a exemplo da Batista. Outras doutrinas dizem que recebem o Espírito Santo muito depois do Batismo, dançando no meio da igreja, sapateando, cantando, rindo as gargalhadas, a exemplo da Assembléia de Deus. Outras ainda dizem que Deus escolheu lá na fundação do mundo e você já nasce predestinado,isto é, já nasce com o selo do Espírito Santo.

Então pensa comigo: Se aquelas pessoas que estão na igreja, saem, caem no mundo, voltam, tornam a cair no mundo e nunca se firmam, elas não são salvas, não  são seladas. Estas pessoas se deixarão convencer pelo mundo, perderão as forças e não perseverarão até o fim, porque elas são JOIO. Elas estão nas igrejas casualmente, muitos são acostumados a ir na igreja, mas na hora da provação não resistem. Neste meio tem pessoas comuns e tem pastores meu irmão. Eles parecem crentes, mas na hora de decidir estender a mão a alguém, na hora de ajudar a levantar alguém, caem fora. Preferem lavar as mãos como Pilatos. Se o problema aparece na igreja, eles amarelam, até saem da igreja, pastores, imagina irmão. Ai, pobre de nós.

As palavras de Paulo falam do joio, aqueles que parecem crentes, estão no meio dos crentes, mas não são crentes. Provam de tudo que o Espírito Santo oferece, até participam da ceia de Cristo. Estes não são salvos e se deixarão convencer pelo diabo.

Quer saber mais meu irmão? Se você saiu da igreja, deixou a fé, pecou e de repente se sente incomodado com isto, quer voltar, está sofrendo, perdeu a vontade de tudo, isto não vem de você meu irmão.  É o Espírito Santo e somente ELE  tem este poder de te fustigar, te arrasar, te arrastar e te trazer de volta par o seio do Senhor.

Eu creio e creio mesmo que o Batismo com Espírito Santo é nesta hora do fustigo, da dor, do sentimento, o Batismo vem com dor  e não com risos. Eu conheci pessoas que se batizaram porque a esposa pegou demais no pé, depois veio o divórcio, a esposa continuou firme e o tal marido morreu no pecado. O marido era o joio, batizou mas nunca recebeu o selo do Espírito Santo. 

Então meu irmão, glória a Jesus que nos enviou o Espírito da graça, o Espírito do amor, o Espírito que nos faz fortes e não nos deixa quietos, está castigando você? Está te machucando? Chore irmão, esperneie irmão, você esta passando uma luta espiritual. Lute irmão, se debata, porque o Diabo não vai ganhar esta batalha te convencendo de que você não é salvo. Distorcendo em tua mente a Palavra de Deus. 

Entenda a Palavra, Hebreus 6:4 a 6 fala do joio e você não é joio, meu irmão.

Que Deus te abençoe, na paz de Jesus Cristo.

Por Alda Inacio

6 comentários:

  1. Suas palavras me tranquilizaram um pouco, mas confesso que ainda tenho muitas dúvidas, pois considero que pequei muito. Eu não conseguia me firmar na igreja, pois dúvidas vinham à minha cabeça. Sei que deveria ter permanecido, insistido em ouvir a palavra para que minha fé aumentasse. Mesmo voltando para a igreja,continuava no mundo. Esse ano os meus olhos se abriram, comecei a crer com mais convicção, comecei a enxergar os meus pecados e aí começou meu sofrimento por não ter visto tudo isso anos atrás. Queria voltar atrás resistir a tudo que me afastava de Deus. Hoje, poderia estar feliz e não com esse peso nos ombros, literalmente. Já li muito que se estou arrependida é porque Deus está comigo e não desistiu de mim, mas me acho pecadora demais, e aí que os versículos que citei me preocupam tanto.Há momentos que me sinto feliz, acredito que fui perdoada, mas depois volto a me afligir, meus ombros ficam tensos e não consigo achar nada bom. Peço a Deus certeza do seu perdão para que eu possa viver sua palavra em paz e alegremente, pois a dúvida do perdão me atrapalha até mesmo serví-lo com alegria. De qualquer forma eu não volto para esse mundo de pecado. Procuro estar sempre com irmãos cultuando a Deus esperando sentir por completo esse perdão.
    Gosto muito do que você escreve e peço a Deus que te abençoe e dê sabedoria, que você seja um vaso usado por Ele.
    A paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Sou eu novamente. Lendo alguns artigos tratando dos versículos que tanto me amedrontam, mais pânico me causou. Preciso de uma orientação, você pode me dizer algo que venha de Deus para mim?

    ResponderExcluir
  3. A paz! Gostaria de novamente ter uma opinião sobre minha situação que escrevi no dia 20/05. Por favor!

    ResponderExcluir
  4. A paz! Gostaria de novamente ter uma opinião sobre minha situação que escrevi no dia 20/05. Por favor!

    ResponderExcluir
  5. Olá anônimo que pediu ser chamado de JO.
    Sim, eu fiquei muito tocada com seu questionamento que até escrevi um artigo sobre o assunto intitulado "Aceitar Jesus e voltar a pecar - Hebreus 6". E no domingo 24/05 dediquei o culto a orar pela tua causa. Eu penso que muitas pessoas passam por estas dúvidas que não vem de Deus. Estas dúvidas só fazem bem a Satanaz, que tenta com isto impedir que você volte para Deus.
    Eu vou escrever logo-logo um artigo sobre as fases de cura num processo como este seu. Eu já passei pelo mesmo processo e Deus me curou completamente. Estou buscando inspiração do Espírito para escrever este artigo.
    Agradeço a sua disposição em buscar leitura na Palavra de Deus e isto é um bom sinal. Ela pode te ajudar a amenizar este sentimento de culpa. Aguarde que vou, até o fim de semana próximo, estar com o texto sobre o processo de cura aqui no blog.
    Fique na paz de Jesus e creia que Ele está com você por meio do seu Santo Espírito, te orientando a fugir do pecado e depois disto ainda encontrar paz para viver.
    Um abraço grande irmão.
    Alda

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela atenção e desculpe a insistência. Que Deus lhe abençoe e te dê sabedoria para aconselhar aqueles que necessitam em nome de Jesus!

    ResponderExcluir

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Todos os comentário deverão ser aprovados por mim e faço isso diariamente.
Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigado. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!